Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Maria Teresa Maia Gonzalez - "Personalidade do Mês"



Na exposição bibliográfica de Março, homenageamos uma prestigiada figura feminina do nosso panorama literário, Maria Teresa Maia Gonzalez (1958-). É autora dum extenso número de obras que cativam crianças e jovens adolescentes, sobretudo pelo poder que revela em recriar os seus mundos e pela forma como possibilita toda uma ambiência afectiva e emotiva.

Maria Teresa Maia Gonzalez denota uma grande sensibilidade na abordagem de questões relacionadas com a adolescência e com a vida dos jovens em geral. De forma natural, fluem, nas suas histórias, sentimentos, vontades, inquietações, o sonho e a realidade, conflitos, contradições, rumos e indecisões, temas e situações por vezes dolorosos, difíceis, tratados duma forma aberta, “simples”, educativa.
Os adolescentes sentem uma grande identificação com a sua forma de escrita, revêem-se naqueles mundos, naquelas vivências, naquelas emoções.
Os nossos alunos são a prova disso, já que os livros de Maria Teresa Maia Gonzalez estão no top de leitura da nossa escola!
A vertente educativa da sua obra evidencia-se no facto de cerca de setenta livros desta escritora constarem do Plano Nacional de Leitura.
.