Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

terça-feira, 9 de março de 2010

Semana da Leitura



Durante toda a semana, de 1 a 5 de Março, a Biblioteca foi o palco onde as turmas de 5º e 6º anos protagonizaram actividades associadas à leitura: declamação de poemas, leitura dramatizada de textos, criação de poemas sob inspiração, síntese e apreciação de obras/poemas lidos, representação teatral. Actuaram para colegas de outras turmas, para professores, elementos da direcção da escola e encarregados de educação. Fizeram-no de forma entusiasmada, emocionada e séria, pois estavam ali compenetrados de um papel importante.
Esta apresentação foi o resultado de um trabalho conjunto de professores e alunos, de um tempo dispendido mas não perdido, estimulados pela criatividade, pela vontade de ler e de fazer algo, de ler bem e de ler para alguém.

Os encarregados de educação presentes, na sua maioria, corresponderam ao pedido de participação activa na “festa”, de diversas maneiras: falaram de suas experiências de leitura, da sua relação com os livros, dos livros que mais os marcaram; leram e contaram histórias, entabularam conversa…
Enfim, estabeleceu-se uma verdadeira empatia, uma oportunidade de estreitar relações e partilhar experiências e afectos.

O espaço da Biblioteca e o átrio enfeitaram-se com agradáveis exposições: guiões de leitura elaborados pelas turmas 9,10, 11,12, 13 e 14 do 6º ano; poemas ilustrados pelos alunos dos 6º13 e 14; fotografias dos “Apanhados a ler”; mensagens e acrósticos sobre livros e leituras…
Como vem sendo hábito, não faltou a simbólica distribuição de marcadores de página e a atribuição de “Passaportes para a Leitura” aos melhores leitores.
Enfim, todo um conjunto de manifestações e actividades que muito enriqueceram e animaram o dia-a-dia na nossa escola.
.