Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Missão Mahotas




Em Moçambique, nos arredores de Maputo, as Irmãs Dominicanas do Rosário, desenvolvem um trabalho solidário com as famílias no Bairro das Mahotas.
O trabalho que incrementam é fantástico e os seus objetivos grandiosos: fomentam o apadrinhamento de crianças e suas famílias; apoiam e seguem os estudos dos seus filhos; dão formação a mulheres, no sentido da sua promoção e valorização social; auxiliam no conhecimento e tratamento de doenças, com destaque para a prevenção do HIV/Sida; apoiam pequenos negócios familiares (microcrédito) e, sobretudo, ensinam a viver e a ser solidário, num mundo em que as diferenças são cada vez mais marcadas.
Reconhecendo o trabalho ímpar desta Missão, a nossa Escola, tem vindo a associar-se-lhe. Desta forma, assinou um Protocolo de Cooperação que tem, entre outros, como compromisso principal o apadrinhamento de dois jovens: Jorge Carlitos dos Santos e Nilsa Sitoe.
Acresce ainda, o facto de na EB 2/3 de Gueifães, existir já um núcleo forte de padrinhos daquela Missão, entre professores e encarregados de educação, que regularmente são informados e conhecem bem o trabalho lá desenvolvido.
O nosso grande objetivo é pois, de acordo com o Projeto Educativo do Agrupamento, educar para a cidadania, em particular, promovendo os valores da amizade, da solidariedade, da liberdade, da responsabilidade e do trabalho, num ambiente de respeito pelos outros e por si mesmo. Em resumo, desenvolver a capacidade de cooperação e solidariedade, numa atitude voluntária e de partilha.

EB 2/3 de Gueifães, Setembro de 2011