Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Semana da Leitura 2012 - Lançamento do livro "KULUNGWANA"


Convite

No âmbito da Semana da Leitura 2012 e tendo em conta que o tema central é a "Cooperação e Solidariedade", a BE e o Grupo de padrinhos/amigos do Porto (Missão Mahotas), associaram-se à Cooperativa Árvore no lançamento do livro: "KULUNGWANA - Mulheres na Primeira Pessoa".

As Missionárias Dominicanas do Rosário, ao celebrarem 50 anos de presença em Moçambique, incluíram no seu programa de celebrações, homenagear as Mulheres, algumas das quais são verdadeiras heroínas...

O livro é composto por vinte histórias na primeira pessoa, vinte mulheres moçambicanas que assim manifestam os seus anseios, as sua esperanças, ajudando à reflexão do lugar da mulher na sociedade do seu país.
As vozes dos poetas da liberdade, José Craveirinha, Noémia de Sousa, Reinaldo Ferreira e Mia Couto unem-se às vozes destas mulheres num imenso Kulungwana, formando um novo canto de esperança (Kulungwana - Grito de Exaltação e Alegria)
Este livro é uma prova de que as mulheres têm dentro de si uma força misteriosa, uma capacidade e um poder, desde que lhes sejam dadas formação e oportunidade: “Eu digo que as mulheres projectam o mundo. São propagadoras de segredos, tecelãs de ladainhas, depositárias de receitas (...) Eu digo que as mulheres projectam o mundo. Surgem de todo o quadrante, não existe de facto quem lhes conquiste o terreno (...)” citando Mário Cláudio in “O Reino da Sonolência”.
A venda do livro reverte para a congregação das irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, Congregação Solidária com os que sofrem, cuja ajuda em termos de formação, força anímica, ferramentas, ensinamentos práticos, microcrédito dão a estas mulheres a coragem, a dignidade, a capacidade de se projectarem no mundo.
Servirá de cenário a esta sessão a exposição colectiva Dia Internacional da Mulher, Contributo para uma Comemoração com trabalhos das artistas Ana Cristina Leite, Ana Silva, Catarina Machado, Catarina Mendes, Cristina Valadas, Diva Barrias, Graça Morais, Isabel Braga, Joana Rêgo, Luísa Gonçalves, Manuela Bronze, Maria Caldas Ribeiro, Raquel Gralheiro, Rita Carreiro, Sílvia Carreira, a inaugurar no mesmo dia às 18h30.Esta exposição estará patente, na sala 1, até 15 de Março de 2012.



Venha participar, venha saborear uma bebida, traga um amigo consigo!