Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Confidências de José Vaz



Aquando da sua visita, ao 1º ciclo e pré- escolar de Gueifães, no âmbito da comemoração do Mês da BE, José Vaz confidenciou-nos que um escritor tem ideias e depois tem de as vestir com palavras. Cada história dá muito trabalho porque tem de ser a história que mais ninguém inventou.

Ele inspira-se na vida, no que o rodeia. Por exemplo “O livro das contas e dos contos” é metade inventado e a outra metade é verdadeira. Conheceu um homem bom, que faleceu há quatro meses, com quase 90 anos, e inspirou-se na sua vida. O Sr. Tomás é ele mesmo porque pensa assim.

José Vaz explicou que na nossa cabeça temos muitas máquinas, mas a de recriar o mundo chama-se imaginação. Ela trabalha muito silenciosamente. Se trabalhar mal faz muito barulho.

O mundo dos contos, da imaginação é onde se sente bem. Escreve para ser feliz. É uma forma de se sentir bem consigo próprio, de existir. Não sabe como começou, mas foi bastante tarde, aos 40 anos. Tem a impressão que foi por ouvir falar muito das crianças, em 1979, Ano Internacional da Criança.

As primeiras obras que publicou foram para teatro e hoje conta com 34 livros publicados. Todos magrinhos como ele, apenas um livro é barrigudo (tem 800 páginas).

O escritor fala com os leitores no silêncio das nossas cabeças.

Não sabe quanto tempo demora a escrever uma história, começa e sente que acabou. Houve uma que escreveu, parou e recomeçou passados 10 anos.
O livro é como um pássaro… vai voar um voo muito grande até aos olhos dos leitores.

Os livros são como os filhos podem ser diferentes, mas os pais gostam de todos. Os que têm êxito são mais lembrados. O prémio literário alegrou-o muito, porque em 87 concorrentes foi ele o escolhido “…e, ficamos sempre deslumbrados quando isso acontece”.

Se não fosse escritor gostaria de ter sido professor do 1º ciclo. Por isso é que vem de vez em quando às escolas, porque é uma espécie de compensação com retroativos.

Num conselho final referiu que ler é muito importante. Os alunos vão ter de ler muitos livros muito barrigudos e quanto mais lerem, mais facilmente compreendem. Para serem bons profissionais precisam de ter treino a ler. Os que gostam menos têm que ler, pelo menos, um bocadinho por dia. Na leitura como no desporto tem de se fazer um bocadinho de treino todos os dias.