Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

sábado, 15 de fevereiro de 2014

8ª edição do Concurso Nacional de Leitura - fase distrital

A realização das provas da 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2013/14, no distrito do Porto, tem a data marcada para o dia 8 de maio.
Desta fase distrital será selecionado um vencedor em cada nível de ensino, que irá representar o distrito do Porto na Final Nacional que se realizará em Lisboa.   

As obras selecionadas são as seguintes:
3º Ciclo do Ensino Básico:
·         Casos do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho
·         Viagem ao centro da terra, de Júlio Verne


A Biblioteca Municipal Almeida Garrett organiza pela 8ª vez a segunda fase - fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, em coordenação com os seus parceiros, e vem deste modo dar a conhecer as obras selecionadas para o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, bem como a data de realização da prova.

O tema escolhido este ano pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett é abrangente e engloba o fantástico, o mistério, o mágico, o maravilhoso, a ficção. De um leque extenso de obras que foram lidas, foram estabelecidos critérios, nomeadamente o dar primazia por autores portugueses, alguns que são magníficos escritores mas poucos conhecidos do público atual. Teve-se ainda em consideração que, em regra, fossem livros recomendados pelo Ler + PNL, que existissem no mercado livreiro e a preços acessíveis. Escolheram-se também  obras que não fossem excessivamente grandes mas que, pelo contrário, prendessem os jovens desde a primeira página. Assim, fundamental, acima de tudo, é que este Concurso Nacional de Leitura seja considerado pelos candidatos e escolas não como uma competição, mas como um momento em que centenas de leitores de 18 concelhos do Porto, que gostam de ler e de conviver através dos livros e das leituras se reuniam numa grande comunidade de leitores que é o Concurso Nacional de Leitura.
Bem hajam pela participação da instituição e pelo motivar dos jovens para este projeto nacional.