Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Poesia... para começar bem o dia!

Se eu pudesse viver novamente


"Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima 
trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito
Relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido.
Na verdade, bem poucas vezes levaria a sério.
Seria até menos higiénico.
Correria mais riscos.
Viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, 
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a lugares onde nunca fui.
Tomaria mais sorvete e menos sopa.
Teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata 
e produtivamente cada minuto de sua vida.
Claro que tive momentos de alegria mas, 
se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não o sabem, disso é feito a vida, só de momentos.
Não percam o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma 
sem um termómetro, uma bolsa de água quente, 
um guarda- chuva e um para-quedas.
Se eu pudesse voltar a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, 
começaria a andar descalço no começo da primavera
 e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres
E brincaria com mais crianças, se eu tivesse outra vez uma vida pela frente...
Mas já tenho 80 anos.

Jorge Luis Borges