Bem-vindo ao Blogue das Bibliotecas Escolares do agrupamento da Maia!

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Histórias da Ajudaris 2017



Histórias da Ajudaris 2017

Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública. As Histórias da Ajudaris são um dos seus vários campos de ação, tendo como objetivos fundamentais:
. Fortalecer hábitos de leitura e escrita;
. Promover a inclusão e a integração social através da arte;
. Despertar a solidariedade;
. Aproximar a escola das famílias e da comunidade;
. Fomentar a interação entre gerações;
. Impulsionar o voluntariado.
 O Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, concretiza-se a partir da edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Assim, vários estabelecimentos de ensino e ilustradores solidários participam na ilustração do mundo dos contos criados pelas crianças, através do seu envolvimento em workshops, exposições e outras atividades, das quais se destaca o concurso Histórias da Ajudaris.
Sendo uma das linhas de ação das bibliotecas escolares o “Reforço do valor social, cultural e educativo das bibliotecas junto das escolas e das comunidades, através de iniciativas e projetos de intervenção social”, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, pois convoca a escrita e a leitura para atos de solidariedade e de cidadania,  transformando-se numa importante mais-valia social.
No presente ano, o concurso Histórias da Ajudaris, obedece ao tema A FAMÍLIA e decorre até 31 de março próximo. As escolas solidárias que pretenderem participar deverão inscrever-se até 31 de janeiro de 2017, através do preenchimento de um formulário.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 06-11-2013. [Consult. 30-10-2015] Disponível em WWW: